O Colégio Meta foi fundado no dia 17 de setembro de 1978.
Antes de ser chamada Meta chamava-se Instituo Nossa Senhora das Dores e era conhecido também como Colégio dos Padres que funcionou de 1961 até 1978.
Em janeiro de 1979, Itamar Zanin e Evaristo De Luca assumem a Direção do agora Centro Educacional e Cultural Meta, mais conhecido como Colégio Meta. Desde o primeiro ano de atividade, o Colégio Meta começou a fazer diferença: introduziu Educação Física também para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries, abriu curso de Ensino Médio pela manhã e noite, voltaram os arraiais que duravam quatro noites (resgatando valores culturais da gente acreana).
A primeira Feira de Ciências organizada já no primeiro ano de vida do Colégio Meta foi considerada pelo Jornal O Rio Branco, como o acontecimento cultural do ano. Era também o tempo de lançamentos de naves espaciais e uma equipe conseguiu montar um protótipo de foguete espacial a base de pólvora chegando a subir até 40 metros. Foi matéria de capa do jornal A GAZETA.
Ainda em 79, o Meta provocou uma virada no esporte estudantil acreano: participou pela primeira vez dos Jogos da Primavera, consagrando-se Campeão Geral, desbancando colégios tradicionais. No esporte do Colégio, destaca-se o aluno Carlão que anos mais tarde, tornou-se capitão da Seleção Brasileira de Voleibol, campeã nas Olimpíadas de Barcelona (Espanha).
Direção nova, idéias novas, e uma equipe de profissionais com muita garra, fizeram e ainda fazem do Colégio Meta uma referência de ensino para uma boa parte da região norte.
Para a data de aniversário do Colégio é preparada uma vasta programação Esportiva e Cultural: MARAMETA, GINCANA, METASHOW, TORNEIO ESPORTIVO, CAMPANHA DE DONATIVOS PARA ENTIDADES ASSISTENCIAIS.
Hoje, o Colégio já faz parte da história acreana. Nos dois prédios existentes, estudam cerca de 2000 alunos oriundos dos vários municípios do Estado. O Meta trabalha com Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e também pré-vestibular, ministrado no período noturno. A qualidade do ensino é atestada pelos estudantes que, mesmo deslocando-se para outras cidades do país, não se inibem em falar do bom ensino oferecido pelo Meta.
O índice de aprovação nos últimos vestibulares tem sido motivo de alegria e de orgulho para toda a equipe. No vestibular 2001 da UFAC, das 40 vagas para o curso de Direito, o mais concorrido do estado, 15 vagas foram preenchidas por alunos que estudaram no Colégio.
O que faz a diferença no Meta é que tanto os diretores quanto os professores e demais membros do quadro funcional, composto por 120 pessoas, se empenham em fazer o melhor.
O meta sente-se orgulhoso de poder contribuir com a formação de milhares de pessoas.